Kind of Classic

KIND OF CLASSIC: Um tributo ao lendário Miles Davis, cruzando o mundo do jazz com o mundo da clássica, misturando ambientes, procurando pontes, explorando contrastes e coincidências. 

“KIND OF CLASSIC” é o título do álbum, que traz em estreia mundial o concerto para tuba op.65, do compositor Nuno Côrte-Real (n.1971), e duas peças concertantes, Luar Galego op. 23, para violoncelo e cordas, e Elegia op.33 B, para piano com a música da orquestra Castilla y León.

A origem do termo sempre suscitou debate, do verbo latino concertatum, “lutar” / “competir”, ou de consertum, “entrelaçar” / “atar”? Um confronto entre duas entidades instrumentais, distintas tanto em número como em som, ou o carácter saliente de um diálogo? 

A música concertante pode ser tudo isto, uma espécie de clássico e uma espécie de concerto, não apenas um jogo de palavras, mas a homenagem sentida do compositor ao lendário álbum Kind of Blue (1959) de Miles Davis (1926-1991).


Côrte-Real é um dos mais conceituados compositores clássicos portugueses da atualidade português, conhecido pelos seus padrões rítmico-melódico-harmónicos por vezes reminescentes do minimalismo brilhante de de John Adams, sem nunca abandonar o primado da melodia (ou pelo menos dos padrões melódicos). Caraterística de ambos da música de Côrte-Real e da sua personalidade são a ironia e a teatralidade, com que questiona as incertezas do mundo incertezas do mundo moderno e as novas possibilidades estilísticas.


Sobre Nuno Côrte-Real
Nuno Côrte-Real, nascido em Lisboa em 1971, é um dos principais compositores e maestros portugueses da atualidade, tendo ganho o prémio de melhor obra clássica da Sociedade Portuguesa de Autores em 2018 e 2019 com o ciclo de canções “Agora tudo muda” e com a ópera “Canção do Bandido”, respetivamente. Tem dirigido inúmeras orquestras europeias de grande prestígio, e trabalhado com alguns dos mais importantes solistas da atualidade.  

Sobre Orquestra Castilla y León

Fundada em 1991 pela Junta de Castilla y León, a Orquesta Sinfónica de Castilla y León (OSCyL) tem a sua sede permanente no Centro Cultural Miguel Delibes, em Valladolid, Espanha. Jesús López Cobos é o maestro emérito, enquanto Eliahu Inbal é o maestro convidado principal.
Ao longo de mais de 20 anos, a OSCyL realizou centenas de concertos com uma longa lista de eminentes maestros e solistas, e fez muitas gravações para editoras como a Deutsche Grammophon, BIS, Naxos, Tritó e Verso, entre outras.
Também actuou extensivamente no estrangeiro, em digressões pela Europa e América, incluindo em locais de referência como o Carnegie Hall em Nova Iorque.